Crazy Turkey Editora
Home / Iluminação Automotiva

Iluminação Automotiva

Iluminação Automotiva - Revista Car Stereo Profissional
Publicado em 23/05/2013 00:00:00

Conheça algumas opções, de empresas e produtos, para personalizar o seu veículo de acordo com as novas normas vigentes para a iluminação

Texto Vitor Giglio
Imagens: Divulgação

Em nossa última edição abordamos a mudança na legislação vigente para o segmento de iluminação automotiva, que a partir de agora torna obrigatório que todos os fabricantes que forneçam produtos para o mercado de reposição passem a se enquadrar nos mesmos critérios técnicos e de qualidade que os exigidos para que forneçam seus produtos para o segmento OEM.
Na prática, isto significa que, a partir do momento em que o estoque de produtos atual destas empresas seja comercializado, todos os novos acessórios desenvolvidos deverão atender às normas regulamentadas.

No Brasil, estas normas são geridas pela ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas –, tem suas resoluções publicadas pelo CONTRAN – Conselho Nacional de Trânsito –, e os produtos, por sua vez, são homologadas pelo INMETRO – Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia.

“Muitos produtos no mercado não atendem aos níveis de qualidade e especificação exigidos pelas normas da ABNT e pelos regulamentos do CONTRAN. Com o início da vigência do programa de certificação de componentes automotivos do Inmetro, essa situação tende a diminuir drasticamente, já que os fabricantes precisam certificar os produtos e os pontos de venda serão fiscalizados”, afirma Gleiton Giovanelli, gerente de vendas da G&E.

“Existem alterações constantemente nas normas, pois novas tecnologias são constantemente desenvolvidas. Atualmente existe uma nova norma NBR para lâmpadas automotivas que está sendo desenvolvida por um comitê da ABNT”, lembra Juliana Gubel, gerente de marketing do segmento de iluminação da Philips.

Opções de produtos
Mas, afinal de contas, que opções de produtos temos atualmente no mercado que estão de acordo com as normas exigidas atualmente? Representantes de algumas das principais empresas do setor falam um pouco mais sobre seu catálogo de produtos.

Comercializando produtos no país desde 1924, quando sua primeira filial foi instalada no país na cidade do Rio de Janeiro, a Philips é uma das empresas que possui o maior catálogo de produtos voltados para esta utilização, como descreve a gerente de marketing Juliana Gubel. “A Philips possui a linha completa de iluminação para carros, motos, ônibus e caminhões. Em nosso portfólio existem as lâmpadas standard, utilizadas pelas montadoras nas linhas de produção dos veículos, mas também oferecemos outros produtos, como as lâmpadas Xtreme Vision, um produto voltado para a segurança com 100% mais luz que as standards, e por isso aumentam a visibilidade do motorista em até 40m.Temos também as lâmpadas Blue Vision e Cristal Vision Ultra, desenvolvidas para agregar estilo, com lâmpadas halógenas de luz mais brancas que se aproximam do efeito do xênon nos faróis dos carros.Temos também a Extra Duty e a Máster Duty, produzidas pensando na durabilidade, por se tratarem de lâmpadas mais resistentes. Contamos também em nosso catálogo com os LED’s T10, torpedo, P21W, P21/5W e PY21W que podem substituir as lâmpadas de filamento do veículo e por fim com farol diurno em LED para caminhões, ônibus e carros, que permite que o automóvel seja visto mais rapidamente por outros motoristas e pedestres”, descreve a gerente.

Gleiton Giovanelli, gerente de vendas da G&E também faz uma breve apresentação sobre as opções oferecidas pela empresa. “No Brasil, a GE Iluminação oferece mais de 100 itens distintos que incluem iluminação interior e exterior de veículos automotores (de passeio, comerciais, linha pesada, motocicletas, especiais e demais tipos). São lâmpadas da melhor qualidade, já certificadas pelo Inmetro. Para quem busca lâmpadas especiais de farol, que ofereçam melhor visibilidade, ou  mais esportivas, oferecemos a linha Megalight, que – assim como todas as demais linhas – cumpre com os regulamentos e é certificada pelo Inmetro.

Outra empresa bastante renomada neste segmento é a Vetor, que há mais de 25 anos desenvolve produtos voltados para a iluminação automotiva. “A VTO possui a linha de lâmpadas halógenas, lâmpadas miniaturas, kit leds auxiliares, miniaturas led, fitas de led e mangueira de led. A quantidade de itens na ilha ultrapassa as 300 itens”, garante João Erbs, marketing da Vetor.

Ricardo Onofre, da Lampa, também faz uma breve apresentação sobre o que a empresa oferece ao mercado. “A Lampa atua em algumas divisões no setor de iluminação , dentre elas o setor de iluminação automotiva  ,as lâmpadas produzidas pela Lampa tem alta qualidade , durabilidade e certificação européia e agora também certificada pelo Inmetro no Brasil. Temos produtos com performance ,qualidade , durabilidade e preço justo ao consumidor . Temos mais de 140 modelos de lâmpadas automotivos para aplicação em carros, caminhões e motos, bem como LED, lâmpadas super brancas e a Clear Vision que simula o efeito do xénon”, finaliza.

COMENTÁRIOS

O conteúdo deste campo é privado não será exibido ao público.

SE VOCÊ GOSTOU, PODE GOSTAR DESSAS TAMBÉM


REVISTA DIGITAL

Revista Leia

NEWSLETTER

Cadastre-se e receba nossa newsletter!


Endereço: Rua Crisólita,238 Jd. da Glória - São Paulo-SP CEP 01547-090
Central do Assinante: (11) 2068-7485 ou (11) 2068-9287
Maven Inventing Solutions
2013 - Todos os direitos reservado a Crazy Editora
Fechar X

NEWSLETTER

Cadastre-se e receba nossa newsletter!